Inglês para Crianças

Posted on Posted in Dicas

Qual é a idade ideal para iniciar o aprendizado de outro idioma?

 

Iniciar o aprendizado da língua inglesa nos primeiros anos de vida ainda é um tema polêmico para muitos pais. De acordo com diversos estudos, a melhor fase para aprender um segundo idioma é quando a criança começa a falar a língua materna, pois assimila melhor novos fonemas e não manifesta ansiedade.

 

Outro aspecto positivo diz respeito à própria formação do nosso aparelho fonador (Aparelho fonador é o conjunto de órgãos responsáveis pela fonação humana, ou seja, pela geração da voz e da fala humana), que é muito maleável quando nascemos; vai se consolidando durante a infância e torna-se cada vez mais rígido a partir do início da puberdade (em torno dos 7 anos de idade).

 

É claro que os pais precisam ficar atentos à forma como esse idioma é apresentado aos seus filhos. As aulas precisam ser muito animadas, dinâmicas e atrativas para os pequenos, ou seja, nada de repetições mecânicas ou atividades gráficas demais. O que eles querem é brincar!

 

Sob o aspecto linguístico, é fundamental que sejam levadas em consideração restrições relacionadas à faixa etária, respeitando a ordem em que vocábulos e estruturas da língua materna são aprendidos pelas crianças. Por isso, o vocabulário a ser aprendido é limitado pela realidade linguística. À medida que os meninos crescem e se desenvolvem, são acrescentados novos vocábulos e estruturas mais complexas da língua inglesa.

 

Outra dica é não aceitar tradução para o Português! As crianças pequenas, até em torno dos 7 anos de idade, adquirem uma língua estrangeira de forma espontânea, isso significa que quando ela recebe uma informação ela se apropria daquele vocábulo ou estrutura gramatical na própria língua em questão, não precisando fazer nenhuma relação com a sua língua materna.

 

O professor deve, sim, falar com os alunos o tempo todo em Inglês! Pois não é assim que as crianças adquirem a sua língua materna? Nós não falamos com eles fluentemente, o tempo todo, muito antes que eles pronunciem as suas primeiras palavras?

Então, com a segunda língua acontece da mesma forma. O uso da língua portuguesa em aulas de inglês não só é desnecessário, como também atrapalha muito porque acaba impedindo que o processo de aquisição seja realmente natural.

 

O recurso da tradução faz com que a criança se habitue a recorrer a sua língua materna o tempo todo, prejudicando muito o desenvolvimento da compreensão e da oralidade.

 

Bom, os pais que acreditam na ideia não se arrependem. Afinal, quem não se derrete vendo seu filhote cantando músicas em inglês em casa?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *